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Orientação para Concursos

Orientação para concursos

O serviço de orientação para concursos é muito mais que oferecer meras dicas de estudo ou, ainda, autoajuda para os momentos de desânimo. Estamos nos referindo aqui a algo muito mais profundo e efetivo, que se traduz em um processo organizado e sistemático, que envolve acompanhamento personalizado para estabelecimento de foco, planejamento, construção de metas de estudo, monitoramento do desempenho e apoio nas tomadas de decisão.

Em suma, a orientação para concursos públicos é um processo sistemático e colaborativo de planejamento, com o estabelecimento de objetivos e metas, orientação na tomada de decisões, monitoramento e acompanhamento, tendo sempre em vista a aprovação em concursos públicos. Em alguns momentos, a orientação para concursos da Totus se aproxima do que seria uma consultoria e, em outros momentos, aproxima-se do mentoring, um processo que se propõe a oferecer uma espécie de tutoria, em que um profissional mais experiente orienta e compartilha com profissionais que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa experiências e conhecimentos para o desenvolvimento de suas carreiras. O orientador na preparação para concursos públicos é um profissional com experiência na área e que se empenha para ajudar o orientando na busca pela aprovação em um concurso.

Antigamente as pessoas faziam cursinhos para aprender os “macetes” dos concursos públicos. Depois, vários autores, dentre os quais destacamos William Douglas, criaram a disciplina “Como Passar em Concursos Públicos”. Sempre os concurseiros mais novos recorrem aos que já alcançaram aprovação para ouvir dicas. Isso tudo é o embrião do serviço de orientação. Guto Bello, sócio-fundador da Totus Concursos, apresenta um relato interessante:

Eu mesmo passei por essa experiência. Fui aprovado no concurso para Auditor Federal de Controle Externo (TCU) em 2006. Pouco tempo depois, uma irmã minha também decidiu fazer o concurso. Lembro-me do dia em que fui a sua casa e lhe passei diversas orientações. Ela foi uma das pessoas que utilizaram minha famosa planilha de distribuição de tempo. Sempre que nos encontrávamos nas reuniões da nossa família, trocávamos ideia sobre sua preparação. Logo depois ela foi aprovada para Auditor do TCU em 7º lugar no concurso de 2008. Passado mais um tempo, meu irmão caçula, cansado da vida de policial, resolveu fazer o mesmo concurso e, com a nossa orientação, acabou passando no concurso. Acho até que somos um caso raro de três irmãos que passaram pelo cargo de Auditor do TCU! Hoje, eu sou Consultor do Senado, na área de Orçamentos, aprovado em 2º lugar no concurso de 2008. Além deles, tenho outros amigos com os quais compartilhei experiências e que tiveram êxito nos concursos públicos.

O serviço de orientação para concursos é muito mais que dar dicas. É um processo organizado e sistemático, que envolve planejamento, estabelecimento de metas de estudo, monitoramento do desempenho e orientação nas tomadas de decisão. Trata-se de um serviço muito interessante para aquelas pessoas que sentem a necessidade de ter um acompanhamento personalizado, feito por alguém que tenha experiência bastante para ajudar no árduo processo de preparação para um concurso público.

Um ponto fundamental para escolher um orientador é saber qual a sua experiência com concursos. Não conseguimos vislumbrar a possibilidade de alguém que não tenha experiência com concursos públicos ser um bom orientador. Pode até ser dono de cursinho. Mas orientador, não. Temos visto alguns profissionais oferecerem o serviço no mercado e desconfiamos quando a experiência deles não condiz com a proposta. Os preços praticados no mercado são os mais diversos. Nesse campo, aplica-se a máxima de que “o barato pode sair caro”, ou pior: pode não dar resultado algum. O fato de envolver um tratamento personalizado inibe a possibilidade de ganho em escala. Então, não espere que um bom orientador cobre uma bagatela qualquer. Entretanto, na Totus Concursos, temos nos esforçado para utilizar ferramentas e tecnologias que nos permitam reduzir custos, barateando o serviço para quem nos contrata, e focar no que realmente interessa, que é contribuir efetivamente para aprovação dos nossos clientes.