(61) 3962-3023
(61) 99235-2609
admin@totusconcursos.com.br

Coaching

O que é o coaching

Coaching é um processo de assessoria e acompanhamento contínuo que visa potencializar a performance de alguém através do uso de metodologias compostas de ferramentas e técnicas aplicadas pelo coach (Profissional), em parceria com o coachee (Cliente). Tal processo também pode ser aplicado a um determinado grupo de pessoas, como costuma ocorrer, por exemplo, em empresas. Podemos dizer que se trata de uma assessoria pessoal ou profissional (dependendo da necessidade de quem contrata o serviço) que tem como objetivo agregar valor às entregas diárias do cliente, tornando-as maiores e melhores. Para tanto, se faz necessária a parceria entre o coach e o coachee, para buscar a evolução, a felicidade e o bem-estar que se traduz em qualidade de vida.

De acordo com a Wikipédia, “Coaching é um processo, com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente) de acordo com a meta desejada pelo cliente, em que o coach apoia o cliente na busca de realizar metas de curto, médio e longo prazo, através da identificação e uso das próprias competências desenvolvidas, como também do reconhecimento e superação de suas fragilidades. O coach (treinador, numa tradução à letra) atua encorajando e/ou motivando o seu cliente, procurando transmitir-lhe capacidades ou técnicas que melhorem as suas capacidades profissionais ou pessoais, visando a satisfação de objetivos definidos por ambos, considerando ideias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos/ideias que estão soltos e poder organizá-los, transformando em uma meta desafiante com um Plano de Ações pode levar a concretizar antigos sonhos.”

Definição interessante também é apresentada por Anthony Grant, da Universidade de Sidney:

Coaching é um processo colaborativo, focado e sistemático, orientado para resultados, no qual o coach facilita a melhoria do desempenho do trabalho, experiência de vida, auto- aprendizagem e crescimento pessoal do coachee.

O processo de Coaching abre portas para quem quer e precisa buscar novos entendimentos e enxergar novos caminhos, que sejam capazes de levar à plenas realizações e conquistas, sejam elas pessoais ou profissionais. Através de conversas efetivas conduzidas pelo coach, surgem as oportunidades para reformulação de valores e crenças que proporcionarão na vida do cliente a tomada de consciência e a mudança de postura que levarão à superação.

Coaching para concursos

Atualmente, é possível perceber que profissionais de diversas áreas do conhecimento têm utilizado cada vez mais as metodologias, técnicas e ferramentas de Coaching, com os mais diversos objetivos e resultados. Em se tratando de concursos públicos, muito se fala a respeito, porém, pouco se estuda sobre o tema. Vemos que, por falta de padronização conceitual, alguns aventureiros se lançam ao mercado com soluções pouco ortodoxas e muito duvidosas na ânsia de abocanhar parte do filão que se forma ante a grande oferta de certames pelo Poder Público. Entretanto, o serviço de coaching para concursos é muito mais que oferecer meras dicas de estudo ou ainda, autoajuda para os momentos de desânimo. Estamos nos referindo aqui a algo muito mais profundo e efetivo, que se traduz em um processo organizado e sistemático, que envolve acompanhamento personalizado para estabelecimento de foco, planejamento, construção de metas de estudo, monitoramento do desempenho e apoio nas tomadas de decisão.

Em suma, o coaching em concursos públicos é um processo sistemático e colaborativo de planejamento, com o estabelecimento de objetivos e metas, orientação na tomada de decisões, monitoramento e acompanhamento tendo em vista a aprovação em concursos públicos. Há uma certa crítica à utilização da expressão coaching para esse tipo de serviço. De fato, o serviço de coaching voltado para concursos na forma em que nos propomos a prestar é mais amplo que o coaching executivo, pessoal ou de performance. Em alguns momentos, está mais próximo do que seria uma consultoria e, em outros momentos, aproxima-se do mentoring. Assim, utilizamos também alguns conceitos e metodologias baseadas no mentoring, um processo que se propõe a oferecer uma espécie de tutoria, em que um profissional mais experiente orienta e compartilha com profissionais que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa experiências e conhecimentos para o desenvolvimento de suas carreiras. Coaching é a expressão que mais se difundiu no mercado para identificar o serviço que prestamos. Confusões terminológicas à parte, o coach em concursos públicos é um profissional com experiência em concursos públicos e que se propõe a ajudar o coachee (cliente) na busca pela aprovação em um concurso.

Antigamente as pessoas faziam cursinhos para aprender os “macetes” dos concursos públicos. Depois, vários autores, dentre os quais destacamos William Douglas, criaram a disciplina “Como Passar em Concursos Públicos”. Sempre os concurseiros mais novos recorrem aos que já alcançaram aprovação para ouvir dicas. Isso tudo é o embrião do serviço de coaching. Guto Bello, sócio-fundador da Totus Concursos, apresenta um relato interessante:

Eu mesmo passei por essa experiência. Fui aprovado no concurso para Auditor Federal de Controle Externo (TCU) em 2006. Pouco tempo depois, uma irmã minha também decidiu fazer o concurso. Lembro-me do dia em que fui a sua casa e lhe passei diversas orientações. Ela foi uma das pessoas que utilizaram minha famosa planilha de distribuição de tempo. Sempre que nos encontrávamos nas reuniões da nossa família, trocávamos ideia sobre sua preparação. Logo depois ela foi aprovada para Auditor do TCU em 7º lugar no concurso de 2008. Passado mais um tempo, meu irmão caçula, cansado da vida de policial, resolveu fazer o mesmo concurso e, com a nossa orientação, acabou passando no concurso. Acho até que somos um caso raro de três irmãos que passaram pelo cargo de Auditor do TCU! Hoje, eu sou Consultor do Senado, na área de Orçamentos, aprovado em 2º lugar no concurso de 2008. Além deles, tenho outros amigos com os quais compartilhei experiências e que tiveram êxito nos concursos públicos.

O serviço de coaching para concursos é muito mais que dar dicas. É um processo organizado e sistemático, que envolve planejamento, estabelecimento de metas de estudo, monitoramento do desempenho e orientação nas tomadas de decisão. Evidentemente que não se trata de algo essencial para aprovação em concursos, assim como não é essencial fazer cursinhos. Mas entendemos que é um serviço muito interessante para aquelas pessoas que sentem a necessidade de ter um acompanhamento personalizado, feito por alguém que tenha experiência bastante para ajudar no árduo processo de preparação para um concurso público.

Um ponto fundamental para escolher um coach é saber exatamente quem é o tal “técnico” e qual a sua experiência com concursos. Não conseguimos vislumbrar a possibilidade de alguém que não tenha experiência com concursos públicos ser um bom coach. Pode até ser dono de cursinho. Mas coach, não. Temos visto alguns profissionais oferecerem o serviço no mercado e desconfiamos quando a experiência deles não condiz com a proposta. Os preços praticados no mercado são os mais diversos. Nesse campo, aplica-se a máxima de que “o barato pode sair caro”, ou pior: pode não dar resultado algum. O fato de envolver um tratamento personalizado inibe a possibilidade de ganho em escala. Então, não espere que um bom coach cobre uma bagatela qualquer.